Domingo, 06 de julho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Ministro espera iniciar atendimento de usuários do SUS na rede privada em agosto

Saúde

Ministro espera iniciar atendimento de usuários do SUS na rede privada em agosto

Atendimentos feitos serão convertidos no abatimento de dívidas com o governo federal ou em um crédito tributário para impostos

Ministro espera iniciar atendimento de usuários do SUS na rede privada em agosto

Foto: Gil Ferreira/Ascom-SRI

Por: Metro1 no dia 24 de junho de 2025 às 16:00

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou nesta terça-feira (24) que a previsão é que, em agosto, hospitais da rede privada comecem a oferecer atendimentos especializados a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

A medida visa reduzir as filas para atendimento nos hospitais públicos e as unidades particulares que aderirem à parceria terão, em troca, dívidas abatidas com a União e créditos financeiros.

A política poderá ser aderida por hospitais privados com ou sem dívidas com a União. Os atendimentos feitos serão voltados para seis áreas prioritárias — oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia — e convertidos no abatimento de dívidas ou em um crédito tributário para o pagamento de impostos, com o teto de R$ 2 bilhões por ano. 

As empresas poderão cadastrar os valores neste ano, e abatê-los a partir de 2026. Segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, 3.537 instituições privadas de saúde possuem dívidas com o governo federal, em um valor estimado em R$ 34,131 bilhões.

Utilizamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência em nossa plataforma, personalizar publicidade e recomendar conteúdos de seu interesse. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com nossos Termos de Uso e Politica de Privacidade.

Compartilhar conteúdo.