Sábado, 28 de junho de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Bebês de 12 meses passarão a receber nova vacina contra meningite a partir de julho

Saúde

Bebês de 12 meses passarão a receber nova vacina contra meningite a partir de julho

Medida amplia a proteção contra mais tipos da bactéria causadora da doença

Bebês de 12 meses passarão a receber nova vacina contra meningite a partir de julho

Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 26 de junho de 2025 às 10:07

A partir de 1º de julho, bebês de 12 meses passarão a receber a vacina meningocócica ACWY no reforço contra a meningite. Além do tipo C, essa vacina protege contra outros três tipos da bactéria (A, W e Y), ajudando a prevenir a meningite e a infecção generalizada no sangue. Só neste ano, o Brasil já teve 361 casos da doença e 61 mortes. Segundo especialistas, o tipo W tem preocupado especialmente no Sul do país.

Atualmente, os bebês recebem três doses da vacina contra o tipo C: aos 3, 6 e 12 meses. Com a mudança, apenas a dose de reforço, aos 12 meses, será trocada pela ACWY. Crianças que já tomaram as três doses da vacina C não precisam se vacinar de novo. Mas aquelas que perderam o reforço aos 12 meses podem completar com a nova vacina até os 5 anos de idade.

O Ministério da Saúde explicou que a mudança ajuda a proteger mais crianças e segue as recomendações da Organização Mundial da Saúde. O SUS também oferece vacinas contra outras bactérias que causam meningite, como o pneumococo e o Haemophilus influenzae.