
Saúde
Inca estima que aconselhamento de 3 minutos em serviços de saúde pode diminuir tabagismo
A diminuição poderia ser de até 500 mil fumantes

Foto: Reprodução/Canva Imagens
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) divulgou, nesta sexta (29), Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma estimativa sobre o aconselhamento de profissionais de saúde. De acordo com ela, caso os especialistas aproveitassem as consultas com pacientes fumantes para oferecer um breve aconselhamento sobre os perigos do tabaco, o Brasil poderia ter meio milhão de fumantes a menos.
Os 500 mil fumantes a menos representam cerca de 2,5% dos 20 milhões de consumidores no país. A redução também influenciaria a economia de custos com as complicações de saúde provocadas ou agravadas pelo cigarro, com em média R$ 1 bilhão. O tabagismo provoca 174 mil mortes por ano e gera R$ 153,5 bilhões em custos no Brasil.
Segundo a última Pesquisa Nacional de Saúde, divulgada em 2019 pelo IBGE, 30,9% dos fumantes atendidos por médico ou dentista não foram perguntados sobre o hábito de fumar, e 18,1% foram perguntados, mas não receberam nenhuma orientação depois de assumir que fumavam. A Organização Mundial de Saúde também já defendeu que aconselhamentos breves em todas as consultas de rotina, com duração entre 30 segundos e 3 minutos, diminui índices.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.