
Saúde
CAU 2025 debate cidades sustentáveis e inclusão social
Conferência em Brasília reuniu especialistas para discutir mudanças climáticas, mobilidade, habitação e direitos de grupos minoritários

Foto: Canva Imagens
Especialistas em arquitetura e urbanismo se reuniram nos últimos dias em Brasília para discutir os principais desafios da vida urbana. Os debates ocorreram durante a Conferência Internacional CAU 2025, promovida pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), que reuniu cerca de 4,5 mil profissionais e foi concluída neste sábado (6).
Um dos temas centrais foi a influência negativa da geografia urbana nas emissões de gases de efeito estufa, em destaque devido aos preparativos para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), marcada para novembro, em Belém.
Nos painéis, os participantes discutiram como a arquitetura pode reduzir os impactos das mudanças climáticas e tornar as cidades mais resilientes a enchentes e outros desastres naturais. A conferência destacou a importância de soluções que aliem sustentabilidade ao desenvolvimento urbano.
Para a presidente do conselho, Patrícia Sarquis Herden, o evento conseguiu fomentar debates estratégicos para a sociedade.
“Mesmo com quase 15 anos, o CAU/BR mostra sua capacidade de promover grandes debates essenciais em arquitetura e urbanismo, como habitação, mobilidade, mudanças climáticas e inclusão”, afirmou.
Também foram discutidos temas como o direito à cidade para pessoas LGBTQIAPN+ e questões relacionadas à justiça ambiental e aos povos originários.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.