Sexta-feira, 12 de setembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Ministério da Saúde anuncia produção de vacina contra vírus sincicial respiratório

Saúde

Ministério da Saúde anuncia produção de vacina contra vírus sincicial respiratório

Parceria com Instituto Butantan e Pfizer permitirá produção de vacinas contra vírus respiratório no Brasil

Ministério da Saúde anuncia produção de vacina contra vírus sincicial respiratório

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 11 de setembro de 2025 às 08:15

Atualizado: no dia 11 de setembro de 2025 às 08:29

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (10), que o Brasil passará a produzir vacinas contra o vírus sincicial respiratório (VSR), em parceria com o Instituto Butantan e a farmacêutica Pfizer, considerado uma das principais causas de infecções respiratórias graves em bebês. 

A vacinação materna, em dose única a partir da 28ª semana de gestação, visa transferir anticorpos para o bebê e proteger os primeiros meses de vida. Segundo o ministério, o VSR é responsável por 80% dos casos de bronquiolite e 60% das pneumonias em crianças menores de 2 anos, desta forma a vacina possui potencial para prevenir cerca de 28 mil internações por ano. 

Além da vacina, o país também passará a produzir o natalizumabe, medicamento biológico usado no tratamento da esclerose múltipla, doença autoimune que afeta o sistema nervoso central. O ministério destacou que a medida fortalece a soberania do Sistema Único de Saúde (SUS) e garante maior acesso a medicamentos estratégicos. As primeiras 1,8 milhão de doses devem ser entregues até o fim deste ano, com início da distribuição na rede pública prevista para a segunda quinzena de novembro.