
Saúde
Brasil completa 10 anos sem casos de raiva humana transmitida por cães
O último caso de raiva humana registrado no País ocorreu em 2015

Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ABR
O Brasil atingiu um marco inédito na saúde pública: há dez anos não há registros de raiva humana provocada por variantes virais típicas de cães. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Ministério da Saúde.
De acordo com a pasta, o resultado é fruto de uma estratégia integrada do Sistema Único de Saúde (SUS), que inclui campanhas de vacinação em massa de cães e gatos, distribuição gratuita de vacinas e soros antirrábicos para pessoas e animais, além do fortalecimento da vigilância epidemiológica e da resposta rápida a focos da doença.
Entre 2023 e 2025, o governo federal investiu cerca de R$ 231 milhões por ano em imunização. O último caso de raiva humana registrado no País ocorreu em 2015, no Mato Grosso do Sul, na região de fronteira com a Bolívia.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.