
Saúde
MS envia antídoto para intoxicação por metanol para Bahia
O envio trata-se de uma medida de precaução, de caráter preventivo, para garantir soluções imediatas para situações de risco

Foto: Matheus Landim/GOVBA
Cerca de 90 ampolas de etanol farmacêutico foram enviadas ao almoxarifado da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), pelo Ministério da Saúde, na manhã deste sábado (4). O produto será utilizado como antídoto em casos de intoxicação por ingestão de metanol em bebidas alcoólicas.
A Bahia já tem dois casos de intoxicação por metanol sendo investigados. A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, ressaltou o caráter preventivo do envio após confirmação de mortes por intoxicação. "Trata-se de uma medida de precaução e organização que garante ao Estado condições imediatas de resposta em situações de risco".
Um tratamento completo exige cerca de 30 ampolas. O Ministério da Saúde anunciou que mais 12 mil novas ampolas de etanol farmaceutico e 2,5 mil unidades de fomepizol foram compradas. Fomezipol é outro antídoto usado no tratamento de intoxicações.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

