
Saúde
Antídotos contra metanol chegam a nove estados brasileiros
Governo federal responde a aumento de intoxicações

Foto: Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde iniciou, nesta terça-feira (7), nova distribuição de etanol farmacêutico, usado no tratamento de envenenamentos por metanol, para mais quatro estados. Ao todo, 1.125 ampolas foram encaminhadas a nove estados, incluindo Acre (30), Bahia (90), Ceará (120), Distrito Federal (90), Goiás (75), Mato Grosso do Sul (60), Pernambuco (240), Paraná (360) e Rio de Janeiro (60).
O envio é parte de uma ação conjunta com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), visando manter o abastecimento conforme a demanda regional. Além disso, outras 60 mil ampolas estão em processo de compra para reforçar os estoques nacionais.
Paralelamente, foram adquiridas 2,5 mil doses do antídoto fomepizol de uma farmacêutica japonesa, que também doou 100 unidades. A previsão é que os medicamentos cheguem ao país ainda nesta semana e sejam enviados conforme a gravidade dos casos registrados.
Até o momento, há 217 notificações de intoxicação por metanol, com 17 confirmações. Duas mortes foram verificadas em São Paulo, e 12 ainda são apuradas. No Rio de Janeiro, um painel online lançado pela Secretaria de Saúde acompanha as ocorrências para apoiar ações sanitárias e de segurança.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.