
Saúde
Sete em cada dez adolescentes compram bebida alcoólica sem restrição no Brasil, aponta Unifesp
Percentual chega a 88% no Nordeste; bares são principal ponto de acesso

Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF
Cerca de sete em cada dez adolescentes que consomem álcool no Brasil (74,7%) nunca enfrentaram restrição de compra por causa da idade, apesar da prática ser proibida por lei. O dado é do terceiro Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (Lenad III), divulgado nesta segunda-feira (13) pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
A facilidade de acesso é ainda maior no Nordeste, onde 88,2% dos adolescentes afirmaram não ter sofrido barreiras para comprar bebidas. Em seguida aparecem as regiões Sudeste (73,4%), Norte (68,2%), Sul (68,1%) e Centro-Oeste (67,1%).
Os bares foram apontados como principal local de compra pelos jovens (76,1%), seguidos pela intermediação de adultos (44,9%), vendedores ambulantes (34,4%), terceiros (33%), internet e aplicativos de entrega (16,4%) e roubo de casa ou estabelecimentos (3,3%).
A pesquisa foi realizada em 2023 com 16.608 pessoas de 14 anos ou mais em 349 municípios do país. O levantamento teve parceria da Ipsos e financiamento do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.