
Saúde
Baixa adesão à vacina do HPV entre meninos preocupa Estado de São Paulo
Campanha estadual alerta para baixa cobertura vacinal entre meninos de 9 a 14 anos

Foto: João Risi/Ministério da Saúde
O governo de São Paulo emitiu um alerta sobre a baixa adesão à vacina contra o HPV entre meninos de 9 a 14 anos, nesta quinta-feira (16). De acordo com dados do Ministério da Saúde, apenas 67,7% dos meninos nessa faixa etária receberam a vacina. A campanha de imunização é considerada essencial para prevenir o papilomavírus humano, responsável por diversos tipos de câncer.
Entre as meninas, a adesão é maior: 79,8% já foram imunizadas, e entre as de 14 anos, o índice chega a 98,3%. O governo estadual reforça que a vacina é segura, gratuita e fundamental para prevenir cânceres de colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, além de proteger contra lesões causadas pelo vírus.
A vacinação é recomendada antes do início da vida sexual, entre 9 e 14 anos, faixa em que a resposta imunológica é mais eficaz. Para esclarecer dúvidas da população sobre segurança e eficácia das vacinas, o governo paulista lançou o portal Vacina 100 Dúvidas, que reúne informações sobre imunização e combate à desinformação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.