
Saúde
Butantan pede à Anvisa nova importação de vacinas para catapora
Compra busca atender a demanda do Programa Nacional de Imunizações frente à escassez das doses no país

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou, neste mês, um novo pedido de importação excepcional de vacinas contra a catapora feito pelo Intitulo Butantan. O aval foi para um quantitativo de 156.226 doses da vacina Varivax, produzida pela farmacêutica MSD nos Estados Unidos, com embalagem internacional e bulas em espanhol, entregues em duas remessas.
A compra busca atender a demanda do Programa Nacional de Imunizações (PNI) frente à escassez das doses no país. Um levantamento feito pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) entre 29 de novembro e 12 de dezembro do ano passado mostrou que 52,4% das cidades brasileiras relatavam não ter estoque da vacina para catapora na época.
Em nota, o Butantan diz que a medida busca “acelerar a disponibilidade da vacina e contribuir para uma maior cobertura durante a campanha de vacinação de 2025, uma vez que o volume atualmente disponibilizado do imunizante tetraviral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) e da vacina monovalente de varicela é insuficiente para atender à demanda de todo o território brasileiro”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

