
Saúde
Governo já proibiu 6 marcas de café ou "bebida sabor café" em 2025
Entre as marcas, algumas foram consideradas “café fake” por usarem elementos diferentes de café em sua composição

Foto: Reprodução
O governo federal proibiu seis marcas de café ou de “bebida sabor café” neste ano. As proibições ocorreram em ações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, com participação do Ministério da Agricultura e autoridades estaduais.
A última proibição, referente aos cafés da marca Vibe Coffee, foi publicada no Diário Oficial da União na segunda-feira (3).
Entre as marcas, algumas foram consideradas “café fake” por usarem elementos diferentes de café em sua composição. Outras foram banidas por questões sanitárias ou irregularidades nas empresas fabricantes.
São elas:
- Melissa (“pó para preparo de bebida sabor café”) – junho/2025
- Pingo Preto (“pó para preparo de bebida sabor café”) – junho/2025
- Oficial do Brasil (“bebida sabor café”) – junho/2025
- Café Câmara – setembro/2025
- Fellow Criativo, da Cafellow (“pó para preparo de café") – outubro/2025
- Vibe Coffee (todos os cafés da marca) – novembro/2025
Segundo a Anvisa, os três produtos, conhecidos como “cafés fake”, foram banidos por: eles continham a toxina ocratoxina A (OTA), substância imprópria para o consumo humano; as embalagens informavam conter “polpa de café” e “café torrado e moído”, mas usavam ingredientes de baixa qualidade, como grãos crus ou resíduos; Além disso, as três marcas já haviam sido desclassificadas pelo Ministério da Agricultura por serem impróprias para consumo. O ministério chegou a afirmar que os produtos eram feitos de “lixo da lavoura”.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

