
Saúde
Anvisa suspende venda de glitters usados em confeitaria por conter plástico e substância desconhecida
Agência determinou o recolhimento imediato dos produtos, que eram anunciados para uso alimentar

Foto: Canva/Imagens
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu, nesta quinta-feira (13), a comercialização e o recolhimento de diversos glitters e pós decorativos usados em confeitaria. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, ocorreu após a detecção de materiais plásticos e, em alguns casos, da presença de uma substância desconhecida chamada “metal de transição laminado atômico 99”.
Entre os itens afetados estão: Glitter Glow e Glitter Shine, da marca Iceberg Chef; Flocos de Ouro, Flocos de Prata, Flocos Rose Gold, Pó de ouro, Pó para decoração e Brilho para decoração, da marca Jeni Joni; Glitter para Decoração, da Jady Confeitos; Glitter Para Decoração, da marca Glitz, da empresa Fab Indústria e Comércio de Produtos para Artes e Festas Ltda.
A Anvisa informou que os produtos continham fragmentos plásticos coloridos e eram divulgados para uso em alimentos, o que motivou a proibição da fabricação, distribuição, comercialização, propaganda e uso.
No caso da marca Iceberg Chef, os glitters Glow e Shine apresentavam materiais plásticos e eram anunciados como ingredientes comestíveis em sites e plataformas de e-commerce.
Já os produtos da Jeni Joni (Nadja F. de Almeida Confeitos) continham, além de plástico, o ingrediente não identificado “metal de transição laminado atômico 99” em itens como Flocos de Ouro, Flocos de Prata e Flocos Rose Gold. Esses produtos também eram promovidos como comestíveis, o que levou à determinação de recolhimento e suspensão total de comercialização e propaganda.
O Glitter para Decoração, da marca Jady Confeitos, e o Glitter Para Decoração, da marca Glitz (Fab), foram igualmente suspensos por apresentarem materiais plásticos e serem indicados como ingredientes alimentares em seus canais de divulgação.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

