
Saúde
Inca inaugura primeiro centro do SUS dedicado à formação em cirurgia robótica
Instituto Nacional de Câncer prevê formar novos especialistas e ampliar pesquisas em oncologia

Foto: Elza Fiúza/Agência Brasil
O Instituto Nacional de Câncer (Inca) inaugurou, nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, o primeiro centro de formação em cirurgia robótica do Sistema Único de Saúde. A expectativa é capacitar novos profissionais por ano com dupla titulação em sua área médica e em cirurgia robótica, fortalecendo a atuação do instituto em ensino, pesquisa e assistência.
A tecnologia permitirá ampliar a precisão dos procedimentos, com cirurgias minimamente invasivas que reduzem riscos, dor e tempo de recuperação dos pacientes. Desde 2012, o Inca já realizou mais de 2 mil cirurgias robóticas no SUS em especialidades como urologia, ginecologia, cabeça e pescoço, abdômen e tórax.
O novo centro conta com o robô Da Vinci XI, que possui três consoles cirúrgicos e simulador de realidade virtual, possibilitando treinamento seguro dos cirurgiões. Além da formação, o local vai apoiar pesquisas voltadas à detecção precoce do câncer de próstata e ao desenvolvimento de técnicas mais eficazes no tratamento oncológico.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

