
Saúde
Hemoba realiza Semana do Doador com ações em todo o estado
Entre 24 e 29 de novembro, a Hemoba promove a Semana do Doador em unidades da capital e do interior

Foto: EBC
A Fundação Hemoba promove, de 24 a 29 de novembro, a Semana do Doador em todas as suas unidades da capital e do interior. Com o tema “Doe sangue, entre no ritmo da vida”, a edição deste ano terá a participação especial do cantor Tony Salles, padrinho oficial da campanha.
A iniciativa, realizada simultaneamente em hemocentros de todo o país, tem como objetivo homenagear os doadores voluntários e reforçar a importância da doação regular para manter os estoques de sangue e garantir atendimento a pacientes em situações de emergência, cirurgias, tratamentos oncológicos e doenças hematológicas.
Segundo o Ministério da Saúde, apenas 1,8% da população brasileira doa sangue regularmente, índice abaixo da média ideal de 2% recomendada pela OPAS e distante dos 3% a 5% observados em alguns países europeus.
Para Rivânia Andrade, diretora de Hemoterapia da Hemoba, a Semana do Doador vai além de uma mobilização. “Mais do que uma campanha, a Semana do Doador é uma oportunidade de reconhecer a generosidade dos nossos doadores e mobilizar novos voluntários para esse gesto que salva vidas”, disse.
Em Salvador, o Posto Temporário do Shopping Bela Vista funciona durante todo o mês de novembro, de segunda a sábado, das 9h às 18h. As unidades fixas seguem estes horários:
Hemocentro Coordenador (sede da Hemoba): segunda a sexta, 7h30 às 18h30; sábado, 7h30 às 16h30
- Hospital do Subúrbio: segunda a sexta, 7h30 às 16h30
- Hospital Ana Nery: terça a sexta, 7h30 às 12h30
- Hospital Roberto Santos: segunda a sexta, 8h às 12h e 13h às 17h
- Hospital Santo Antônio (OSID): segunda a sexta, 7h10 às 11h30 e 13h às 16h
Os horários das 20 unidades do interior estão disponíveis no site da Hemoba.
O candidato deve estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos precisam de autorização e presença de responsável, e pessoas acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado antes.
No dia da doação, não é permitido estar em jejum, consumir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores ou fumar duas horas antes. É necessário ter dormido ao menos seis horas na noite anterior e evitar alimentos gordurosos nas quatro horas antes do procedimento. Também é obrigatória a apresentação de documento oficial com foto.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

