Clique aqui e inscreva-se gratuitamente para o MK Entrevista>>

Terça-feira, 25 de novembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

EUA registram primeira infecção humana por variante H5N5 da gripe aviária

Saúde

EUA registram primeira infecção humana por variante H5N5 da gripe aviária

CDC afirma que risco para a população continua baixo

EUA registram primeira infecção humana por variante H5N5 da gripe aviária

Foto: Divulgação/Freepik

Por: Metro1 no dia 25 de novembro de 2025 às 15:39

Um morador do estado de Washington morreu após contrair uma forma rara de gripe aviária que, até então, havia sido identificada apenas em animais, segundo autoridades de saúde estaduais. Com esse caso, sobe para dois o número de mortes pelo vírus nos Estados Unidos neste ano.

O paciente, descrito como uma pessoa idosa com outras condições de saúde, estava internado desde o início do mês, informou o Departamento de Saúde do estado nesta sexta-feira.

Exames realizados pela Universidade de Washington confirmaram que ele havia sido infectado pela variante H5N5 do vírus da gripe aviária, a primeira vez que essa cepa é registrada em um ser humano, destacou o órgão de saúde.

O diagnóstico foi posteriormente validado pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), principal autoridade sanitária dos EUA, que ressaltaram que “o risco para o público permanece baixo” e que “não há evidências de transmissão entre pessoas”.

Segundo as autoridades, o paciente mantinha “uma criação doméstica de aves em seu quintal”, apontada como a fonte mais provável de contaminação.

No total, os CDC registraram mais de 70 casos humanos de gripe aviária neste ano no país. Já a Organização Mundial da Saúde contabiliza mais de mil infecções humanas desde 2003, em 25 países, envolvendo diferentes variantes do vírus.