
Saúde
OMS divulga primeiras diretrizes globais para infertilidade
Órgão ressalta que cada país deve adaptar as recomendações às suas realidades

Foto: Freepik
A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou nesta sexta-feira (28) suas primeiras diretrizes globais para prevenção, diagnóstico e tratamento da infertilidade, condição que afeta uma em cada seis pessoas em idade reprodutiva. As recomendações envolvem desde ações de prevenção até critérios clínicos para exames e terapias, e são baseadas em evidências para orientar governos, profissionais de saúde e sistemas de saúde na ampliação do acesso ao cuidado reprodutivo.
Entre as recomendações para a prevenção da infertilidade, o órgão recomenda orientação sobre estilo de vida antes e durante o tratamento (dieta, atividade física, peso, tabagismo, álcool). A diretriz defende como boa prática: ouvir indivíduos e casais, respeitar preferências e avaliar necessidade de apoio psicológico e social; onsiderar custo e efetividade, iniciando por tratamentos menos caros, porém eficazes, assim como discutir o plano de acompanhamento e riscos potenciais do tratamento.
A OMS ressalta que cada país deve adaptar as recomendações às suas realidades e que o cuidado em fertilidade deve ser guiado por direitos reprodutivos. Por ser sua primeira diretriz global sobre o tema, o órgão afirma que futuras versões deverão aprofundar temas como preservação da fertilidade, reprodução assistida com terceiros e impacto de fatores ambientais.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

