
Saúde
Ministério da Saúde anuncia R$ 9,8 bi para adaptar SUS a mudanças climáticas
Pacote inclui a construção de novas unidades, compra de equipamentos adaptados às mudanças climáticas

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
O Ministério da Saúde anunciou neste domingo (30) um investimento de R$ 9,8 bilhões em ações de adaptação no Sistema Único de Saúde (SUS). O pacote inclui a construção de novas unidades, compra de equipamentos adaptados às mudanças climáticas e faz parte do AdaptaSUS, plano apresentado na COP30, em Belém.
Durante o 14º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva (Abrascão), o ministro Alexandre Padilha destacou que a crise climática já representa um problema global de saúde pública, lembrando que um em cada 12 hospitais no mundo paralisa atividades por eventos climáticos extremos. No evento, também foi lançado o Guia Nacional de Unidades de Saúde Resilientes, com orientações para estruturar UBS, UPAs e hospitais capazes de resistir a esses impactos.
O documento passa a integrar o PAC Saúde e traz diretrizes sobre reforço estrutural, autonomia energética e hídrica, inteligência predial e padrões de segurança. Além disso, foi criado um grupo técnico para detalhar as medidas de resiliência, composto por especialistas do Ministério da Saúde, Fiocruz, Anvisa, Opas e conselhos de saúde.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

