Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sexta-feira, 05 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Senado aprova projeto que cria exame obrigatório para médicos

Saúde

Senado aprova projeto que cria exame obrigatório para médicos

Comissão aprova criação do Profimed, popularmente chamado de "OAB da Medicina" por margem apertada

Senado aprova projeto que cria exame obrigatório para médicos

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 05 de dezembro de 2025 às 08:54

Atualizado: no dia 05 de dezembro de 2025 às 09:30

A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou nesta quarta-feira (3) o projeto que institui o Profimed, teste que passará a ser exigido para a obtenção do registro profissional dos médicos. 

A proposta foi aprovada por 11 votos a 9, em votação terminativa. Com isso, o texto deve seguir diretamente para a Câmara dos Deputados após uma rodada suplementar prevista para a próxima semana. Ainda assim, há articulações no Senado para que o projeto seja analisado pelo plenário antes do envio aos deputados.

O Ministério da Educação argumenta que o Profimed invade sua atribuição de avaliar cursos e estudantes, enquanto o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Arthur Chioro, classificou o exame como ineficaz e inconstitucional. Para ele, o modelo não contribui para a melhoria da formação médica e transfere o ônus da avaliação para recém-formados e suas famílias.

Entidades ligadas ao ensino superior também reagiram. A presidente da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), Elizabeth Guedes, afirmou que o exame desorganiza a política pública de formação médica e carece de legitimidade, além de não trazer impactos positivos à qualificação profissional. Ela afirmou que a entidade estuda levar o caso ao Supremo Tribunal Federal (STF). A Anup e o SemeRJ também se posicionaram contra o projeto e defenderam a manutenção do Enamed como principal instrumento de avaliação.

Ainda assim, o texto de autoria do senador Marcos Pontes (PL-SP), relatado por Dr. Hiran (PP-RR), avançou prevendo que o Conselho Federal de Medicina será responsável pela aplicação do Profimed. O projeto também oficializa o Enamed, exame aplicado pelo MEC no quarto e no sexto ano do curso de Medicina, mas estabelece que ele não substituirá o novo teste.