
Saúde
Ministro da Saúde assina contrato para compra de vacina brasileira contra dengue
Imunizante do Instituto Butantan, aprovado pela Anvisa, começa a ser aplicado em janeiro em cidades do Brasil

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou nesta sexta-feira (19) o contrato para a compra das primeiras doses da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. O acordo, no valor aproximado de R$ 368 milhões, garante a aquisição inicial do imunizante Butantan-DV, aprovado pela Anvisa no início do mês e considerado o primeiro do mundo contra a dengue em dose única.
Nos próximos dias, 300 mil doses devem ser entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). Elas serão usadas na vacinação de voluntários que participaram dos estudos clínicos e em ações nos municípios de Botucatu (SP) e Maranguape (CE), além de estudos de vacinação em massa em Nova Lima (MG).
A previsão é que a aplicação das primeiras doses comece entre os dias 17 e 18 de janeiro. Até o fim de janeiro, o ministério espera receber mais 1 milhão de doses, destinadas principalmente a profissionais da Atenção Primária. A vacina Butantan-DV é indicada para pessoas de 12 a 59 anos e apresentou eficácia global de 74,7% contra a dengue sintomática, além de cerca de 89% de proteção contra formas graves da doença.
Desenvolvido com tecnologia de vírus vivo atenuado, o imunizante integra a estratégia nacional de enfrentamento à dengue e deve ter sua distribuição ampliada gradualmente à população geral conforme o aumento da produção.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

