Vote na disputa pelo Prêmio PEBA para piores empresas da Bahia>>

Sábado, 27 de dezembro de 2025

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Anvisa suspende comercialização de suplementos e produtos naturais irregulares

Saúde

Anvisa suspende comercialização de suplementos e produtos naturais irregulares

Produtos sem registro e com alegações não autorizadas são recolhidos em todo o país

Anvisa suspende comercialização de suplementos e produtos naturais irregulares

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Por: Metro1 no dia 27 de dezembro de 2025 às 11:16

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou, no dia 16, a retirada de diversos suplementos e produtos naturais por irregularidades sanitárias. Entre os problemas estão falta de registro, presença de ingredientes não autorizados e alegações terapêuticas sem aprovação, gerando alerta a consumidores e comerciantes em todo o país.

A medida ordenou a proibição, apreensão e recolhimento de produtos da Pharmacêutica Indústria e Laboratório Nutracêuticos Ltda., além de itens de origem desconhecida e de empresas que não seguiram normas de fabricação estabelecidas.

Entre os produtos recolhidos está o lote 071A do suplemento Supra Ômega 3 TG 18 EPA/12 DHA + Vitamina E, da Global Suplementos, vendido pela Shopee, cuja qualidade de rótulo e acabamento apresentava divergências em relação ao original. A R.T.K Indústria de Cosméticos e Alimentos Naturais Ltda. também teve toda a produção suspensa por falhas nas boas práticas de produção.

Ainda foram proibidos todos os lotes do suplemento CANDFEMM, de fabricante desconhecida, por ausência de registro e alegações não autorizadas sobre saúde vaginal e intestinal, incluindo propaganda irregular que prometia eliminar a candidíase, prática vedada pelas leis de saúde.