
Saúde
Ministério da Saúde envia doses de fomepizol à Bahia, após novos casos de intoxicação por metanol
Na última segunda-feira (29), sete novos casos de intoxicação foram registrados no estado

Foto: Rafael Nascimento/MS | Ministério da Saúde
Diante da confirmação de sete novos episódios de intoxicação por metanol no interior baiano, o Ministério da Saúde enviou, na última quarta-feira (31), um reforço de 100 unidades de fomepizol para o estado. Com a nova remessa, a rede estadual conta com 318 ampolas de etanol e 206 unidades de fomepizol.
A distribuição do fomepizol para regiões estratégicas — Extremo Sul, Sudoeste, Norte e Oeste — é realizada pelo governo estadual para garantir acesso rápido ao medicamento.
Para o tratamento com fomepizol, são geralmente utilizadas entre quatro e cinco unidades do medicamento, podendo ser necessário um número maior dependendo do peso do paciente. No caso do etanol, são utilizadas cerca de 30 ampolas de 10 ml por paciente.
Casos na Bahia
Na última segunda-feira (29), sete pessoas foram internadas no Hospital Santa Tereza, em Ribeira do Pombal, com suspeita de ingestão acidental de metanol. Nesta terça-feira (30), um laudo pericial do Departamento de Polícia Técnica confirmou a presença de metanol nas bebidas alcoólicas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

