Quinta-feira, 08 de janeiro de 2026

Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Venezuela: Padilha diz que Brasil não vai se esquivar em ajudar país vizinho

Saúde

Venezuela: Padilha diz que Brasil não vai se esquivar em ajudar país vizinho

Após ações dos Estados Unidos na Venezuela, centro de distribuição de medicamentos e de tratamento de pacientes renais foi destruído

Venezuela: Padilha diz que Brasil não vai se esquivar em ajudar país vizinho

Foto: Reprodução/Ministério da Saúde/Flickr

Por: Metro1 no dia 07 de janeiro de 2026 às 15:13

Atualizado: no dia 07 de janeiro de 2026 às 15:24

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que o Brasil não vai se furtar em apoiar o sistema de saúde venezuelano e descartou a instalação de hospitais de campanha na região da fronteira com Roraima. A declaração foi feita nesta quarta-feira (7).

"A gente não vai se furtar enquanto Ministério da Saúde em ajudar um país vizinho, o povo de um país vizinho numa situação como essa, ainda mais quando essa ajuda, que é com insumos e produtos, não afeta em nada o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) aqui no nosso país", afirmou o ministro.

Segundo Padilha, não houve aumento do fluxo migratório na fronteira que justifique a instalação das medidas emergenciais, mas a pasta está preparada para reforçar a equipe.

Após as ações dos Estados Unidos na Venezuela, um centro de distribuição de medicamentos e de tratamento de pacientes renais foi destruído no país latino, segundo o ministro. Ele afirmou que a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) pediu o apoio do ministério, e confirmou que o Brasil enviará insumos e remédios para pacientes que precisam de diálise.