
Saúde
São Paulo confirma segundo caso de Mpox; saiba como se prevenir
Variante clado Ib é a mesma ligada a surto no Congo

Foto: Freepik
A Secretaria Estadual da Saúde confirmou, nesta segunda-feira (12), o segundo caso de Mpox da cepa “clado Ib” em São Paulo. A variante é a mesma relacionada ao surto registrado na República Democrática do Congo em 2025. A confirmação da doença ocorreu no sábado (10) e mantém o estado em alerta para o acompanhamento da doença.
O caso envolve um homem de 39 anos, residente em Portugal, que apresentou os primeiros sintomas no fim de dezembro. Ele buscou atendimento médico em São Paulo, permaneceu internado por um dia, recebeu orientações clínicas e retornou ao país de origem. Até agora, não foram identificados sintomas entre pessoas que tiveram contato com o paciente.
Este é o segundo registro da nova cepa no estado em 2025. O primeiro caso foi de uma mulher de 29 anos, que foi curada. No total, São Paulo já notificou 1.930 casos de Mpox, sem registro de mortes associadas à infecção.
Como é transmitida e sintomas
A Mpox é transmitida principalmente pelo contato direto com lesões na pele, fluidos corporais ou mucosas de pessoas infectadas, além do uso compartilhado de objetos contaminados. Os sintomas incluem lesões cutâneas, febre, cansaço, dores no corpo e inchaço dos gânglios.
Como se prevenir:
- Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel;
- Evitar contato íntimo com pessoas com lesões na pele;
- Não compartilhar objetos pessoais como copos, roupas de cama, toalhas ou itens sexuais;
- Manter isolamento em casos suspeitos ou confirmados.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

