
Saúde
Anvisa aprova nova indicação para medicamento voltado a doença renal rara
Nova aprovação pode contribuir para manejo mais adequado da doença e para a redução da progressão do comprometimento renal

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação terapêutica para o medicamento Empaveli (pegcetacoplana), do laboratório Pint Pharma. O produto, que já era autorizado no Brasil, passa agora a poder ser usado também em pacientes com uma doença renal rara, sem causa conhecida, chamada Glomerulonefrite Membranoproliferativa Imunocomplexo Primária (GNMP-CI Primária). A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (19)
Com a aprovação da nova indicação, os pacientes passam a contar com uma alternativa terapêutica específica, o que pode contribuir para um manejo mais adequado da doença e para a redução da progressão do comprometimento renal. A ampliação do uso do medicamento representa um avanço especialmente relevante em áreas onde as opções de tratamento ainda são limitadas.
A doença
A GNMP-CI Primária é uma doença renal rara, sem causa conhecida, caracterizada por uma resposta inadequada do sistema imunológico, que leva ao depósito de imunocomplexos e de componentes do sistema complemento nos glomérulos — estruturas responsáveis pela filtragem do sangue nos rins. Esse processo provoca inflamação e alterações na estrutura renal, podendo resultar em proteinúria, presença de sangue na urina, síndrome nefrótica e, nos casos mais graves, progressão para insuficiência renal.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

