Saúde
CFM estuda barrar registro de formandos reprovados no Enamed e reacende debate sobre exame de ordem

Medida vai atender adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg, que estejam sob risco de contrair o vírus

Foto: Canva imagens
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou uma nova indicação para o medicamento Sunlenca (lenacapavir), que passa a ser utilizado como profilaxia pré-exposição (PrEP) para reduzir o risco de infecção pelo HIV-1 por via sexual.
A medida tem o objetivo de atender adultos e adolescentes a partir de 12 anos, com peso mínimo de 35 kg, que estejam sob risco de contrair o vírus. Antes de iniciar o tratamento, é obrigatório realizar teste com resultado negativo para HIV-1.
O medicamento
O Sunlenca é um antirretroviral composto por lenacapavir — fármaco que atua inibindo múltiplos estágios da função do capsídeo do HIV-1. Essa ação impede a replicação do vírus e o torna incapaz de sustentar a transcrição reversa. O medicamento será disponibilizado como injeção subcutânea, podendo ser administrada a cada seis meses, e na forma de comprimido oral, utilizado no início do tratamento.
Em julho de 2025, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a recomendar o lenacapavir como opção adicional para PrEP.
Entenda o que é PrEP
A profilaxia pré-exposição (PrEP) consiste no uso de medicamentos antirretrovirais por pessoas que não têm o vírus, mas estão sob risco de contrair a doença, reduzindo significativamente as chances de transmissão. A PrEP faz parte da chamada “prevenção combinada”, que inclui outras medidas como testagem regular para HIV, uso de preservativos, tratamento antirretroviral (TARV), profilaxia pós-exposição (PEP) e cuidados específicos para gestantes soropositivas.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.