
Saúde
Vírus Nipah pode chegar ao Brasil? Entenda o que dizem as autoridades
OMS e Ministério da Saúde afirmam que não há ameaça iminente e que a situação segue sob monitoramento

Foto: Reprodução/Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA
Casos recentes do vírus Nipah registrados na Índia acenderam alertas internacionais, mas autoridades de saúde afirmam que o risco de disseminação para o Brasil é muito baixo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde, não há indicativos de ameaça para a população brasileira.
O surto indiano teve dois casos confirmados, ambos entre profissionais de saúde. Ao todo, 198 contatos foram monitorados e testaram negativo para o vírus. O último caso foi registrado em 13 de janeiro, o que indica o fim do período crítico de acompanhamento.
No Brasil, o Ministério da Saúde mantém protocolos permanentes de vigilância para agentes patogênicos de alto risco, em parceria com instituições como Fiocruz, Instituto Evandro Chagas, Opas e OMS. A pasta afirma que a situação internacional segue sendo acompanhada de perto.
Identificado pela primeira vez em 1999, na Malásia, o vírus Nipah é uma infecção zoonótica transmitida principalmente por alimentos contaminados por secreções de morcegos frutíferos, que não habitam o Brasil. A transmissão entre humanos é rara e ocorre apenas em situações específicas de contato direto.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

