
Saúde
Anvisa proíbe importação e venda de nova caneta emagrecedora do Paraguai
Medicamento Tirzec, à base de tirzepatida, não tem registro no Brasil

Foto: Assessoria/Polícia Federal
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu nesta semana a importação, comercialização e uso de mais um medicamento para emagrecimento fabricado no Paraguai. O produto vetado é o Tirzec, que contém tirzepatida como princípio ativo.
Segundo a agência, o medicamento não possui registro no Brasil e a fabricante, Quimfa S/A, não tem autorização para produzir lotes destinados ao mercado brasileiro. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União por meio da Resolução-RE nº 641, de 18 de fevereiro de 2026.
Além da venda, ficam proibidos armazenamento, transporte, distribuição e propaganda do produto. A medida vale para pessoas físicas, empresas e até veículos de comunicação que promovam o medicamento.
Outras marcas também estão proibidas
Além do Tirzec, seguem com circulação impedida no país os emagrecedores Lipoless Esticos, Tirzapep, Royal Pharmaceuticals e TG Indufar. Mesmo proibidos no Brasil, esses produtos continuam sendo facilmente encontrados no Paraguai. A alta demanda e os preços elevados têm impulsionado o contrabando, especialmente na região de Foz do Iguaçu.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

