
Saúde
Anvisa manda recolher lote de antibiótico após erro na troca de frascos
Troca pode afetar tratamento de pacientes

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a suspensão da venda do antibiótico injetável Kefadim e ordenou o recolhimento de um lote após identificar troca de frascos entre dois medicamentos da mesma fabricante. A decisão foi publicada na sexta-feira (20) e atinge o lote 111770C.
De acordo com a Anvisa, ampolas de Kefazol (cefazolina sódica) 1 g foram colocadas em embalagens rotuladas como Kefadim (ceftazidima pentaidratada) 1 g. Embora ambos sejam antibióticos indicados para infecções, a substituição pode comprometer o tratamento prescrito, pois cada substância possui indicações e espectros de ação distintos.
Informações das bulas divulgadas no portal da ABL - Antibióticos do Brasil mostram que o Kefazol é recomendado para infecções respiratórias, urinárias, de pele, ossos, articulações, vias biliares, corrente sanguínea e para prevenção cirúrgica. Já o Kefadim é indicado para quadros mais amplos, incluindo infecções pulmonares, meningite, complicações abdominais e casos associados à diálise.
A agência sanitária ressalta que a troca de frascos representa risco à segurança do paciente, pois pode resultar em uso inadequado do antibiótico. A orientação é que serviços de saúde e distribuidores verifiquem o lote afetado e sigam as determinações de recolhimento estabelecidas pela Anvisa.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.

