Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Terça-feira, 30 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Hepatite é responsável por "500 mi de infectados no mundo", diz patologista

Saúde

Hepatite é responsável por "500 mi de infectados no mundo", diz patologista

O patologista doutor Raimundo Paraná foi o entrevistado desta sexta-feira (29), do Jornal da Cidade 2ª Edição, da Rádio Metrópole. Na ocasião, ele falou sobre as hepatites virais, responsáveis por 3 milhões de pacientes infectados no país. De acordo com o especialista, a doença ainda possui o rótulo de "assassina silenciosa". [Leia mais...]

Hepatite é responsável por "500 mi de infectados no mundo", diz patologista

Foto: Reprodução

Por: Jessica Galvão no dia 29 de julho de 2016 às 17:50

O patologista doutor Raimundo Paraná foi o entrevistado desta sexta-feira (29), do Jornal da Cidade 2ª Edição, da Rádio Metrópole. Na ocasião, ele falou sobre as hepatites virais, responsáveis por 3 milhões de pacientes infectados no país. De acordo com o especialista, a doença ainda possui o rótulo de "assassina silenciosa".

"As hepatites virais são responsáveis por 500 milhões de pacientes infectados em todo o mundo, em todos os continentes, cerca de 3 milhões no Brasil e são aproximadamente 1,5 milhão de mortes por ano relacionadas as hepatites virais. E ela é silenciosa porque, uma vez o indivíduo contaminado, ele permanece por 20 a 40 anos em silêncio, sem nenhuma manifestação clínica até que ele alcance os estágios finais de uma doença do fígado", falou o patologista.

Na ocasião, o doutor falou que o fígado é um órgão, também muito silencioso. "Ele começa a ser agredido, ele tolera a agressão independente da causa. A hepatite não foge a regra. Isso acontece por exemplo na doença induzida pelo álcool, na obesidade, acontece com o uso de medicamentos de todo o tipo e, com as hepatites B e C, é exatamente igual. O fígado não é um órgão que tem manifestações clínicas, quando ele é agredido lentamente, mas continuadamente", falou.

Leia também:

>>Hepatite: "O ideal é prevenir e não adoecer para tratar", diz especialista
>>Hepatite pode ser transmitida por escova de dente ou barbeador, diz especialista
>>Hospital das Clínicas tem centro de referência no tratamento de hepatite