Segunda-feira, 21 de junho de 2021

Saúde

Pesquisa revela que menopausa pode provocar síndrome do sono em mulheres

De acordo com uma pesquisa do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), mudanças que acontecem no corpo das mulheres que estão na menopausa podem provocar a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), doença que gera disfunções cardiovasculares e alterações neurológicas. [Leia mais...]

Pesquisa revela que menopausa pode provocar síndrome do sono em mulheres

Foto: GovSp/ Fotos Públicas

Por: Luiza Leão no dia 21 de agosto de 2016 às 11:51

De acordo com uma pesquisa do Departamento de Psicobiologia da Escola Paulista de Medicina (EPM/Unifesp), mudanças que acontecem no corpo das mulheres que estão na menopausa podem provocar a síndrome da apneia obstrutiva do sono (SAOS), doença que gera disfunções cardiovasculares e alterações neurológicas.

Durante o sono, o acúmulo de gordura, principalmente na região abdominal, comprime os órgãos internos e a pessoa acaba relaxando a musculatura dificultando a respiração. Na menopausa as mulheres tendem a acumular gordura na circunferência abdominal, elevando as chances de adquirirem a SAOS.  A síndrome não se restringe apenas a atingir o sexo feminino, homens também podem sofrer com a doença. Entre os obesos a incidência é maior.

Durante a menopausa e no período posterior a ela, os sintomas de insônia, suores frequentes e irregularidade no padrão respiratório são mais comuns. Isso ocorre devido a redução da concentração de estrogênio e progesterona no corpo das mulheres.

Pesquisa revela que menopausa pode provocar síndrome do sono em mulheres - Metro 1