Saúde

Mais Médicos abre mil vagas para substituição de cubanos por brasileiros

O Ministério da Saúde lança nesta sexta-feira (11) um edital para chamar médicos brasileiros para o programa Mais Médicos. Com isso, a pasta pretende substituir 838 vagas ocupadas por cubanos no programa.[Leia mais...]

[Imagem not found]
Foto : Agência Brasil

Por Lorena Dias no dia 08 de Novembro de 2016 ⋅ 11:18

O Ministério da Saúde lança nesta sexta-feira (11) um edital para chamar médicos brasileiros para o programa Mais Médicos. Com isso, a pasta pretende substituir 838 vagas ocupadas por cubanos no programa. No total, serão disponibilizados 1.004 vagas, que serão distribuídas em 462 municípios. Os novos médicos também vão repor os 166 cargos de profissionais que desistiram do programa.

Após selecionado, o médico brasileiro terá 15 dias para fazer permuta de vagas com o objetivo de ficar em uma cidade onde tem interesse. A cada três meses outros editais semelhantes serão publicados com ofertas para brasileiros formados no Brasil ou em instituições de qualquer país.

Em setembro, o governo federal havia anunciado a intenção de reduzir em 35% a participação de profissionais cubanos no Mais Médicos num prazo de três anos. No entanto, segundo o ministro da Saúde, Ricardo Barros, o Brasil deve manter o contrato com a Organização Pan-americana da Saúde (Opas), responsável pelo convênio com Cuba, até os brasileiros ocuparem todas as vagas.

Notícias relacionadas