Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 22 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Bahiafarma é autorizada a produzir testes rápidos para identificar a dengue

Saúde

Bahiafarma é autorizada a produzir testes rápidos para identificar a dengue

O laboratório público da Bahia (Bahiafarma) foi autorizado a produzir e distribuir testes rápidos para detecção de Dengue. A liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi publicada na manhã desta segunda-feira (6), no Diário Oficial da União. [Leia mais...]

Bahiafarma é autorizada a produzir testes rápidos para identificar a dengue

Foto: Divulgação/ Destaque Mateus Pereira/GOVBA

Por: Luiza Leão no dia 06 de fevereiro de 2017 às 14:23

O laboratório público da Bahia (Bahiafarma) foi autorizado a produzir e distribuir testes rápidos para detecção de Dengue. A liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi publicada na manhã desta segunda-feira (6), no Diário Oficial da União. 

A partir da autorização a Bahiafarma será o primeiro laboratório público do Brasil a poder fabricar os dispositivos de diagnóstico rápido para a doença. Dois tipos de testes para a dengue passarão a ser produzidos. Um deles detecta anticorpos gerados por organismos infectados, o Dengue IgG / IgM, e o outro reage com o antígeno NS1, o Dengue NS1. 

Os testes funcionam com uma pequena quantidade tanto de sangue quanto de soro ou plasma sanguíneo e fornecem os resultados em até 20 minutos. Além da Bahiafarma, o laboratório sul-coreano GenBody irá auxiliar no desenvolvimento dos despositivos. 

Testes

O Dengue IgG / IgM consegue diagnosticar a dengue a partir do quinto dia de infecção, identificando a presença da imunoglobulina M (IgM) no organismo do paciente – que indica que a infecção está ativa. Também será possível saber se o paciente já teve contato com o vírus da Dengue no passado, por meio da pesquisa pela presença da imunoglobulina G (IgG). 

Já no caso do teste rápido Dengue NS1, o dispositivo identifica a infecção pelo vírus da doença logo em seu início, antes que os primeiros sintomas sejam apresentados, garantindo uma intervenção médica mais rápida e precisa.