Saúde

Mais um macaco é encontrado morto em Salvador; animal estava em Ondina

Nesta segunda-feira (3), um macaco foi encontrado morto no bairro de Ondina, próximo ao Hotel Bahia Othon Palace. O corpo do primata foi recolhido pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal. [Leia mais...]

[Mais um macaco é encontrado morto em Salvador; animal estava em Ondina]
Foto : Divulgação

Por Yasmin Garrido no dia 03 de Abril de 2017 ⋅ 16:52

Nesta segunda-feira (3), um macaco foi encontrado morto no bairro de Ondina, próximo ao Hotel Bahia Othon Palace. O corpo do primata foi recolhido pelo Grupo Especial de Proteção Ambiental (Gepa) da Guarda Civil Municipal. A equipe fez a coleta de material biológico do animal para identificar a causa da morte. A amostra vai ser encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Apesar de o animal ter sido encontrado em área próxima ao Zoológico de Salvador, de acordo com a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), os cerca de 200 macacos que vivem no local não oferecem risco à população de infecção por febre amarela.

Além do animal morto, outro macaco, aparentemente doente, foi encontrado no bairro de Dom Avelar e recolhido pelo Gepa. O animal foi levado para o Centro de Triagem de Animais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), no Cabula. “Nós vamos coletar o material biológico dele para diagnóstico de possível febre amarela”, explica a veterinária do centro Fernanda Azevedo.

Até o momento, seis macacos já foram diagnosticados com febre amarela silvestre na cidade. Os animais foram capturados nas regiões da Vila Laura (1), Itaigara (3), Ilha Amarela (1) e Paripe (1). Não há registro de febre amarela em humanos na capital.

Notícias relacionadas