Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Saúde

Salvador sedia debate sobre depressão e mídia 

Será realizado no próximo dia 8 de novembro o Singular – Encontro sobre Depressão e Mídia, promovido pela Faculdade Social da Bahia (FSBA), no auditório do Colégio ISBA, em Ondina, às 19h.[Leia mais...]

Salvador sedia debate sobre depressão e mídia 

Foto: Divulgação

Por: Paloma Morais no dia 30 de outubro de 2017 às 19:57

Será realizado no próximo dia 8 de novembro o Singular – Encontro sobre Depressão e Mídia, promovido pela Faculdade Social da Bahia (FSBA), no auditório do Colégio ISBA, em Ondina, às 19h. O evento, que é aberto ao público e gratuito, reúne o psiquiatra Marcelo Veras, a psicóloga Ana Rodrigues, a jornalista Juliana Maia e o pesquisador Adroaldo Belens para um debate sobre como é abordado a depressão na imprensa. A mediação do debate será conduzida pelo jornalista e professor Antônio Brotas. 

Atualmente no Brasil, 11, 5 milhões de pessoas sofrem com a depressão, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A doença, no entanto, ainda é considerada como um tabu na sociedade. Um estudo feito pela Agência Baiana de Notícias (ABAN), nos principais sites noticiosos do país, constatou que o tema não foi tão pautado até o ano de 2010 e quando foram motivos de reportagens, os enfoques dados, geralmente, foram sobre o tratamento.

Adroaldo Belens, pesquisador que integra o evento, aponta que a abordagem jornalística mais comum é a restrita ao mercado de saúde. De acordo com ele, para que esse fluxo informativo seja revertido é necessário um processo de formação dos profissionais da notícia. “Diria que a formação em jornalismo científico e tecnológico pode contribuir para a produção de textos jornalísticos mais próximos desse campo, democratizando o pensamento crítico e possibilitando a compreensão do público”, afirma o pesquisador.

Os interessados no debate devem realizar inscrições presencialmente, 30 minutos antes do início do evento. As vagas são limitadas e estão sujeitas à lotação do auditório.