![Dengue matou mais que covid em 2024; alta foi de 400% nos óbitos em um ano](https://api.metro1.com.br/noticias/160046,dengue-matou-mais-que-covid-em-2024-alta-foi-de-400-nos-obitos-em-um-ano-3.jpg)
Saúde
Câncer é a principal causa de morte em 9% dos municípios do Nordeste
O câncer é a principal causa de morte em 9% dos municípios nordestinos. [Leia mais...]
![Câncer é a principal causa de morte em 9% dos municípios do Nordeste](https://api.metro1.com.br/noticias/53116,cancer-e-a-principal-causa-de-morte-em-9-dos-municipios-do-nordeste-3.jpg)
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
O câncer é a principal causa de morte em 9% dos municípios nordestinos. A informação foi divulgada hoje (16) pelo Observatório de Oncologia do movimento Todos Juntos Contra o Câncer, em parceria com o Conselho Federal de Medicina.
Segundo o estudo, os tumores lideram os óbitos em 516 das 5.570 cidades do Brasil – 80% na região Sul (275) e Sudeste (140), enquanto o Nordeste concentra 9% das localidades (48); o Centro-Oeste, 7% (34); e o Norte, 4% (19).
Os dados indicam ainda que a maior parte das cidades brasileiras onde o câncer aparece como principal causa de morte está localizada em áreas mais desenvolvidas, que coincidem com maiores expectativas de vida e Índice de Desenvolvimento Humano.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.