
Saúde
'Eu como banana em uma quantidade enorme. Como pelo menos meia dúzia por dia', revela cientista
Além das frutas, o médico contou ainda que pedala 20 quilômetros todos os dias

Foto: Tácio Moreira / Metropress
Com 88 anos, memória invejável e vigor físico de deixar muito menininho de queixo caído, o médico e pesquisador Elsimar Coutinho contou hoje (26), em entrevista a Mário Kertész, na Rádio Metrópole, qual o segredo de se manter bem na terceira idade: banana. Isso mesmo, a fruta, baratinha, vendida em quase todas as esquinas das cidades de clima tropical, como Salvador.
“A minha saúde física e mental se dá pelo fato de nunca ter abusado da bebida e da comida. No mundo natural, os animais que comem o dia todo, mas pouco, levam vantagem sobre os que comem muito, uma vez por dia. A natureza nos deu boca para beliscar o dia todo. Eu como banana em uma quantidade enorme. Como pelo menos meia dúzia por dia. Toda vez que sinto alguma coisa que não está indo muito bem, como uma banana. O melhor tratamento para o corpo é se alimentar de frutas, especialmente a banana”, recomendou.
Ainda de acordo com ele, a primeira vez que percebeu os benefícios da fruta foi por volta dos 9 anos, no teatro, com o pai. “Meu pai me levou para ver uma peça no Teatro Castro Alves, mas a peça era à noite. E aí eu tive uma enxaqueca, comecei a ficar com uma perturbação visual e eu disse:‘pai, tenho que comer alguma coisa. Estou com fome’. Ele saiu do teatro e comprou bananas. Eu comi a primeira, a segunda... no fim da segunda minha perturbação visual desapareceu. Isso eu deveria ter menos de 10 anos. Nunca mais parei de comer banana”, conta.
Além das frutas, o médico contou ainda que pedala 20 quilômetros todos os dias. “Agora, só serve se for em jejum. Se você pedala de barriga cheia, você usa como combustível a comida que você acabou de colocar no estômago. Se você pedala em jejum, você tira da sua estrutura e elimina a possibilidade de pegar barriga”, afirmou.
📲 Clique aqui para fazer parte do novo canal da Metropole no WhatsApp.