Saúde

Bahia tem número insuficiente de leitos de UTI pelo SUS

De acordo com o Conselho Federal de Medicina, a proporção é de menos de um leito para cada 10 mil habitantes

[Bahia tem número insuficiente de leitos de UTI pelo SUS]
Foto : Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Juliana Rodrigues no dia 14 de Setembro de 2018 ⋅ 12:20

A Bahia tem apenas 899 leitos de Unidade de Terapia Intensiva disponíveis pelo SUS, o que corresponde a menos de um leito para cada 10 mil habitantes. A informação é de um levantamento divulgado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). 

O estado ocupa a 6ª pior posição no país, atrás de Amapá, Roraima, Pará, Piauí e Maranhão. Segundo o Ministério da Saúde, o ideal é que haja de um a três leitos de UTI para cada grupo de 10 mil habitantes. A situação só é registrada em dez estados do Brasil: Paraná, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Goiás, Pernambuco, Santa Catarina, Rondônia e Sergipe.

No âmbito das capitais, Salvador ocupa a 13ª colocação, com 1,88 leito do SUS para cada 10 mil habitantes. Os melhores resultados foram registrados em Vitória, Recife e Porto Alegre. 

Em todo o país, a oferta de vagas pelo SUS é de apenas 1,04 leito para cada 10 mil habitantes. Já para beneficiários de planos de saúde é de 4,84 leitos, quase cinco vezes maior do que o disponível na rede pública.

Notícias relacionadas