Saúde

Metade da população mundial sofrerá com miopia até 2050, segundo OMS

Cientistas apontam relação direta entre epidemia e pouco tempo em ambientes abertos

[Metade da população mundial sofrerá com miopia até 2050, segundo OMS]
Foto : Pixabay

Por Catarina Lopes no dia 30 de Abril de 2019 ⋅ 17:00

A Organização Mundial de Saúde (OMS) alertou que o aumento de casos de miopia já alcançou o nível de epidemia em alguns países. O órgão prevê que, em 2020, 35% da população mundial esteja míope, sendo que esta porcentagem deve aumentar até 52% em 2050.

O problema costumava ser visto como algo exclusivamente hereditário, não havendo então o que fazer para combatê-lo. Porém, hoje já se sabe que há uma relação direta entre a doença e a pouca quantidade de tempo que crianças brincam em ambientes abertos, ligado ao tempo excessivo que elas passam olhando tablets e televisão.

A miopia é um erro que ocorre quando o olho cresce demais, movendo a refração de cima da retina para antes dela, o que embaça a visão de longe. A ligação entre ambientes fechados e miopia é que a falta de luz solar prejudica a produção de dopamina, hormônio que ajuda a controlar o crescimento do olho.

A doença começa a se desenvolver na infância e adolescência, e alguns cuidados podem ser tomados para reduzir as chances de que isso aconteça, como estimular brincadeiras ao ar livre, limitar o uso de telas, especialmente na hora antes de dormir, e evitar instalar computadores ou televisões no quarto das crianças.

Notícias relacionadas