Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Anvisa recolhe lotes de medicamentos para pressão alta

Saúde

Anvisa recolhe lotes de medicamentos para pressão alta

Foram identificadas impurezas em alguns remédios

Anvisa recolhe lotes de medicamentos para pressão alta

Foto: Pixabay

Por: Catarina Lopes no dia 09 de maio de 2019 às 15:20

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária irá recolher aproximadamente 200 lotes de medicamentos para pressão alta. Ano passado, a Agência Européia de Medicamentos (EMA) identificou a presença de uma impureza no princípio ativo valsartana produzido por uma empresa chinesa. Desde então, a EMA começou a analisar todas as outras substâncias do tipo "sartana", encontrando outras impurezas de mesma classe.

A Anvisa informa que "a identificação dessas impurezas ocorreu de forma inesperada e pode estar relacionada à forma como a substância ativa é fabricada. Por isso, a Anvisa passou a investigar o caso no intuito de identificar se os medicamentos no mercado poderiam estar contaminados". Foram avaliadas 29 empresas e 111 medicamentos até agora. Eles recomendam que o tratamento não seja interrompido até ser feita a troca por outro remédio.

A Valsartana das empresas Zhejiang Huahai Pharmaceutical Co., Ltd,  Zhejiang Tianyu Pharmaceutical Co. Ltd, Hetero Labs Limited, Zhejiang Changming Pharmaceutical Co., Ltd, Macleods Pharmaceuticals Limited*, Jubilant Generics Limited*, Mylan Laboratories Limited, Alembic Pharmaceuticals Limited*,  Signa S.A., Aurobindo Pharma Limited teve a importação, manipulação, comercialização e uso suspensos.

O mesmo ocorreu com a Irbesartana da Aurobindo Pharma Limited e da Zhejiang Huahai Pharmaceutical Co. Ltd, assim como a Losartana da Zhejiang Huahai Pharmaceutical Co. Ltd. e da Hetero Labs Limited.