Saúde

Dia Nacional da Imunização acontece neste domingo (9)

Atualmente, o Brasil tem acumulado baixas coberturas vacinais

[Dia Nacional da Imunização acontece neste domingo (9)]
Foto : Marcello Casal jr/Agência Brasil

Por Metro1 no dia 08 de Junho de 2019 ⋅ 14:34

Neste domingo (9), é comemorado o Dia Nacional da Imunização. O objetivo é conscientizar as pessoas sobre a importância das vacinas para prevenir doenças. No Brasil, as ações são coordenadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), que foi instituído em 1973 e é referência mundial de política pública em saúde. Na Bahia, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) é responsável por coordenar as ações de imunização, garantindo a distribuição dos imunobiológicos aos 417 municípios, por meio de um plano logístico bem elaborado.

Ao longo dos anos, a população brasileira foi beneficiada com as ações de imunizações. Por meio das vacinas, a varíola foi erradicada e a poliomielite eliminada do país. Na Bahia, há muitos anos não são confirmados casos de Difteria, Tétano Neonatal, Rubéola e Rubéola congênita, agravos cuja principal forma de prevenção é a vacinação.

Atualmente, o Brasil tem acumulado baixas coberturas vacinais. Esse fato tem potencializado o risco da reintrodução de algumas doenças no país. Diante disso, torna-se cada vez mais importante aprimorar a comunicação com a população, para disseminação de informações corretas e seguras, bem como, criar estratégias para alcance das coberturas vacinais, tendo em vista o risco da não vacinação para a saúde pública.

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Akemi Erdens, lembra a importância das vacinas e da manutenção da caderneta de vacinação das crianças, atualizada, tendo em vista que muitas doenças podem ser evitadas, pela efetividade e segurança comprovada dos imunobiológicos. Na Bahia, vacinação é de janeiro a janeiro.

Notícias relacionadas