Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, segundo Inca

Saúde

Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, segundo Inca

Levantamento mostra que metade dos brasileiros nunca foram a um urologista

Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, segundo Inca

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Por: Catarina Lopes no dia 16 de novembro de 2019 às 10:00

Um em cada seis homens tem câncer de próstata no Brasil, como mostram dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca). Mesmo sendo a segunda principal causa de morte por câncer de pessoas do sexo masculino, com cerca de 14 mil óbitos por ano, pouco é feito para previnir a doença, já que metade dos brasileiros nunca foram a um urologista.

“Infelizmente ainda há muito bloqueio por parte do público masculino em relação ao exame do toque retal. Felizmente, isso tem melhorado um pouco ao longo dos anos. Associado a esse tabu, de ser um exame um pouco mais evasivo, de mexer com a parte da sexualidade masculina, o homem acaba ficando com um pouco mais de receio de ir ao médico”, explicou Felipe Costa, médico urologista do Hospital do Homem, em São Paulo.

Segundo ele, a única forma segura de previnir a doença é a consulta clínica, com todos os homens a partir dos 50 anos realizando o exame anualmente, e grupos de maior risco, como negros e indivíduos que têm histórico familiar de câncer de próstata abaixo dos 60 anos, fazendo acompanhamento a partir dos 40 a 45 anos.