Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Domingo, 21 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

'Não vai precisar recomeçar esquema', alerta Doiane Lemos após novo lote da vacina pentavalente

Saúde

'Não vai precisar recomeçar esquema', alerta Doiane Lemos após novo lote da vacina pentavalente

Imunobiólogico protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria da influenza tipo B

'Não vai precisar recomeçar esquema', alerta Doiane Lemos após novo lote da vacina pentavalente

Foto: Dayse Euzébio/Secom-JP

Por: Juliana Almirante no dia 18 de novembro de 2019 às 10:20

Após a vacina pentavalente ficar em falta nos postos de saúde de Salvador, as unidades de saúde começam a ser abastecidas hoje (18) com 7,5 mil doses do imunobiólogico, que protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e a bactéria da influenza tipo B.

Em entrevista à Rádio Metrópole, a subcoordenadora de Doenças Imunopreveníveis, Doiane Lemos, afirmou que o objetivo da prefeitura é ter o controle do estoque e distribuir as doses nas unidades de saúde de diferentes regiões da cidade, para evitar que a população se concentre em um posto. 

“Não vai precisar recomeçar esquema, caso tenha passado mais de dois meses entre uma dose e outra. A dose que a criança tomou vai completar o esquema e vai conferir imunidade para as cinco doenças que a vacina protege”, declarou. 

Os postos funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8 às 17h. A vacina pentavalente deve ser administrada em três doses e é indicada para crianças de dois, quatro e seis meses de idade.

A falta da vacina nos postos da capital baiana foi gerada por um desabastecimento nacional, após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) reprovar lotes do imunobiólogico.

Sarampo

Doiane também falou sobre a nova etapa da campanha de vacinação contra o sarampo, que foca na faixa etária de 20 a 29 anos. 

“É importante vacinar essa faixa etária, porque desde 2017 foi acrescida mais uma dose no esquema de vacinação desse público e tem muita gente que pode estar com seu esquema vacinal desatualizado. Se tiver cartão de vacinação da infância, é importante levar. Mas aquele indivíduo que perdeu ou não tem como resgatar será imunizado conforme sua faixa etária. É um esquema de duas doses, com intervalo de 30 dias”, justifica.

Ela pontua que, apesar de a campanha ser direcionada aos jovens adultos, a vacina tríplice viral continuará disponível para pessoas de seis meses até 49 anos. 

“Independentemente da campanha de vacinação, a pessoa pode se dirigir (ao posto de saúde). O sarampo vem avançando em nível nacional, se concentrando em São Paulo. A Bahia também se destaca, semana a semana, com aumento de casos. Aqui na capital, temos 63 casos em investigação. Já tivemos dois deles confirmados, um adolescente de 12 anos, com histórico de viagem à Europa e adulto jovem de 28 anos, que não era vacinado e não teve histórico de viagem, mas frequentou evento de massa no Parque da Cidade. Isso chama atenção de que sarampo está circulando”, esclarece.