Saúde

Fiocruz: Brasil está mais preparado contra Covid-19 que contra H1N1

Segundo o médico infectologista, Rivaldo Venâncio, a população precisa se manter informada, mas ressalta que não há razão para pânico

[Fiocruz: Brasil está mais preparado contra Covid-19 que contra H1N1]
Foto : Sumaia Villela/ Agência Brasil

Por Luciana Freire no dia 01 de Março de 2020 ⋅ 18:30

 

De acordo com o coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Rivaldo Venâncio "o Brasil está mais preparado para lidar com o Covid-19 do que estava em 2009 para enfrentar a pandemia da gripe H1N1". O médico infectologista diz que a população precisa se manter informada, mas ressalta que não há razão para pânico.

"Há inclusive casos assintomáticos, em que a pessoa, embora tenha sido infectada, não desenvolve nenhuma manifestação clínica. A ampla maioria dos casos são leves e moderados, talvez uns 80%, 85%, até 90%. E é pequena a parcela de infecções com manifestações clínicas mais fortes" disse Rivaldo.

Com sede no Rio de Janeiro, a Fiocruz é uma das instituições habilitadas a fazer os testes laboratoriais capazes de detectar a presença do novo coronavírus. Os exames são realizados a partir de amostras de material clínico coletado das narinas ou da faringe dos pacientes. Os resultados saem após um período que varia entre 24 e 72 horas.

Notícias relacionadas