Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Diretora da OMS diz que brasileiros estão minimizando risco do coronavírus

Saúde

Diretora da OMS diz que brasileiros estão minimizando risco do coronavírus

'É irreal pensar que vai acabar logo', afirma a médica, que é a brasileira mais graduada no esforço internacional de combate à Covid-19

Diretora da OMS diz que brasileiros estão minimizando risco do coronavírus

Foto: Guilherme Gandolfi

Por: Matheus Simoni no dia 18 de março de 2020 às 08:14

A diretora-assistente da Organização Mundial da Saúde (OMS), a curitibana Mariângela Simão, 64 anos, fez críticas à forma com que os brasileiros estão lidando com a pandemia de coronavírus. Da Suíça, onde reside, ela, que é responsável pela área de medicamentos e produtos de saúde da entidade, ela comenta que não foi poupada a ter de trabalhar à distância, conforme orientação das autoridades locais. "Na China, os casos começaram a diminuir depois de três meses, mas tendo em conta que a China fez um esforço massivo de contenção. É muito cedo, mas ela [a doença] ficará por algum tempo. É irreal pensar que vai acabar logo", disse a profissional de saúde ao jornal Folha de S. Paulo.

Ex-integrante do programa da ONU para a Aids, ela está desde 2017 na cúpula da OMS. É hoje a brasileira mais graduada no esforço internacional de combate à Covid-19. Ela comenta a necessidade do povo brasileiro levar a sério a pandemia, tomando como exemplo a China e as medidas adotadas pelo país asiático. "O Ministério da Saúde fez recomendações que estão absolutamente alinhadas com o que a OMS preconiza. Os indivíduos que não seguem as recomendações é outra história. Vi essas fotografias do pessoal todo na praia, as pessoas não estão levando a sério essas recomendações", disse a diretora.

"Aqui na Suíça, se você vai na farmácia, tem marcas no chão para você ficar a 1,5 m de distância da pessoa na frente. Tem que levar a sério, não é brincadeira. Não é só uma questão sua, de você ter risco ou não de morrer ou ficar doente. É transmissão comunitária. Você ficando doente tem risco de infectar mais pessoas", acrescentou.