Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 20 de abril de 2024

Home

/

Notícias

/

Saúde

/

Máscara de pano serve contra coronavírus? Infectologista explica

Saúde

Máscara de pano serve contra coronavírus? Infectologista explica

Na ausência de máscaras que oferecem maior proteção, barreiras podem ser usadas por quem lida com o público durante pandemia

Máscara de pano serve contra coronavírus? Infectologista explica

Foto: Matheus Simoni/ Metropress

Por: Juliana Almirante no dia 31 de março de 2020 às 09:23

O médico infectologista Roberto Badaró defendeu, entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje (31), o uso de máscaras de proteção para evitar a propagação do novo coronavírus.

Ele afirmou que nesse momento, é importante, principalmente, que pessoas que lidam com o público, em serviços essenciais como supermercados, usem as barreiras para diminuir as chances de transmissão da doença.

Diante do aumento da demanda e da falta de máscaras apropriadas no mercado, ele afirmou que as máscaras de pano podem ser utilizadas como uma forma de reduzir a propagação do vírus.

“Nós devemos agora acentuar as medidas, implantando uso de máscara obrigatória de pessoas que andam em público. A gente pode usar criatividade do baiano. Temporariamente, podemos usar máscara de tecido, que pode ser feita com criatividade do baiano, usando criatividade do baiano. As pessoas podem lavar e reutilizar”, justifica.

O infectologista alerta que a barreira não tem 100% de proteção como outras especiais, mas pode oferecer um bloqueio de 20%.

“Acho que máscara tem redução significativa na propagação exponencial do vírus. É uma barreira mecânica de contato. As que podem lavar são de pano e a gente tem que usar um pano mais grosso. (...) Quem não tem cão, caça com gato, se não tem as especiais, usa a de pano porque diminui muito”, sugere.