Saúde

Máscara de pano serve contra coronavírus? Infectologista explica

Na ausência de máscaras que oferecem maior proteção, barreiras podem ser usadas por quem lida com o público durante pandemia

[Máscara de pano serve contra coronavírus? Infectologista explica]
Foto : Matheus Simoni/ Metropress

Por Juliana Almirante no dia 31 de Março de 2020 ⋅ 09:23

O médico infectologista Roberto Badaró defendeu, entrevista à Rádio Metrópole, na manhã de hoje (31), o uso de máscaras de proteção para evitar a propagação do novo coronavírus.

Ele afirmou que nesse momento, é importante, principalmente, que pessoas que lidam com o público, em serviços essenciais como supermercados, usem as barreiras para diminuir as chances de transmissão da doença.

Diante do aumento da demanda e da falta de máscaras apropriadas no mercado, ele afirmou que as máscaras de pano podem ser utilizadas como uma forma de reduzir a propagação do vírus.

“Nós devemos agora acentuar as medidas, implantando uso de máscara obrigatória de pessoas que andam em público. A gente pode usar criatividade do baiano. Temporariamente, podemos usar máscara de tecido, que pode ser feita com criatividade do baiano, usando criatividade do baiano. As pessoas podem lavar e reutilizar”, justifica.

O infectologista alerta que a barreira não tem 100% de proteção como outras especiais, mas pode oferecer um bloqueio de 20%.

“Acho que máscara tem redução significativa na propagação exponencial do vírus. É uma barreira mecânica de contato. As que podem lavar são de pano e a gente tem que usar um pano mais grosso. (...) Quem não tem cão, caça com gato, se não tem as especiais, usa a de pano porque diminui muito”, sugere.

Notícias relacionadas