Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Segunda-feira, 25 de março de 2024

Saúde

Fábio Vilas-Boas diz que respiradores chineses virão para Bahia pela Argentina

Primeira compra do material foi cancelada pela empresa chinesa que produz o equipamento e a carga ficou retida nos EUA

Fábio Vilas-Boas diz que respiradores chineses virão para Bahia pela Argentina

Foto: Tácio Moreira / Metropress

Por: Juliana Almirante no dia 04 de abril de 2020 às 10:00

O secretário estadual de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, disse ontem (3) que os novos respiradores artificiais comprados pelo Consórcio do Nordeste na China vão chegar ao estado pela Argentina, de acordo com o G1.  A data prevista de chegada é 20 de abril.

A primeira compra do material foi cancelada pela empresa chinesa que produz o equipamento e a carga ficou retida nos EUA.

"Lamentavelmente, esses equipamentos, em função de um decreto de proteção editado pelo presidente Trump, ele impede as empresas americanas de exportarem equipamentos para outros países, ainda que os equipamentos tenham apenas passado pelos Estados Unidos, hoje eles têm feito um sequestro de equipamentos", afirmou Fábio Vilas-Boas.

O único lugar que vende os respiradores artificiais é a Ásia e o material precisa ser enviado via Oriente Médio ou Argentina, para que não seja impedido de chegar ao Brasil

"Então, lamentavelmente, hoje para você conseguir trazer equipamentos da Ásia, que é o único lugar que vende, a Europa não está vendendo mais nada, Estados Unidos não vendem nada, você tem que buscar a rota via Oriente Médio ou rotas transpolares pelo sul, via Argentina, para não ter que passar pelos Estados Unidos", declarou o secretário.