Saúde

Mais da metade da população brasileira faz parte de algum grupo de risco da Covid-19, diz pesquisa

Segundo estudo da Unifesp, são 86 milhões de pessoas que podem ter maiores complicações caso sejam contaminadas pelo coronavírus

[Mais da metade da população brasileira faz parte de algum grupo de risco da Covid-19, diz pesquisa]
Foto : Lúcio Bernardo Jr./Agência Brasília

Por Juliana Rodrigues no dia 13 de Maio de 2020 ⋅ 10:00

Uma pesquisa da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) mostra que mais da metade da população adulta brasileira está no grupo de risco da Covid-19. São 86 milhões de pessoas que apresentam ao menos um dos fatores que podem aumentar o risco de complicações, se houver contaminação pelo coronavírus. A informação é do G1.

Segundo a pesquisa, dos 54% de adultos dentro dos grupos de risco, 30% deles têm ao menos um fator que pode causar o agravamento do quadro em caso de contaminação, 15% têm dois fatores, enquanto 9% têm 3 ou mais.

Foram considerados grupos de risco idosos (acima de 65 anos), portadores de doenças crônicas (doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, doenças respiratórias crônicas (em particular doença pulmonar obstrutiva crônica), câncer e doenças cerebrovasculares (acidente vascular cerebral - AVC).

Com base em estudos mais recentes realizados nos Estados Unidos e na Europa, a pesquisa inclui outros fatores de risco, como doença renal crônica, obesidade, asma e tabagismo.

O estudo foi coordenado por Leandro Rezende, professor do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista de Medicina (EPM-Unifesp). Foram considerados dados de 51.770 participantes da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) de 2013, os mais recentes da área. Outras variáveis analisadas foram sexo, cor da pele, escolaridade e unidades federativas do Brasil.

Notícias relacionadas