Faça parte do canal da Metropole no WhatsApp >>

Sábado, 23 de março de 2024

Saúde

Coronavírus: primeiro teste da vacina em humanos tem resultado seguro

O estudo foi publicado hoje (22) pela revista científica The Lancet

Coronavírus: primeiro teste da vacina em humanos tem resultado seguro

Foto: Bruno Concha/Secom

Por: Kamille Martinho no dia 22 de maio de 2020 às 17:00

Após passar pela primeira rodada de testes em humanos, a potencial vacina contra a covid-19 foi capaz de gerar resposta imune entre os voluntários e pode ser considerado bem tolerado e seguro. O estudo foi publicado hoje (22) pela revista científica The Lancet. 

Cientistas do Instituto de Biotecnologia de Pequim observaram 108 voluntários saudáveis que foram acompanhados por 28 dias na fase 1 da pesquisa. Eles ainda serão monitorados por mais seis meses para comprovar a eficácia da vacina, quando os resultados finais do estudo devem ser divulgados. 

O imunizante foi capaz de gerar a resposta mesmo em doses baixas e produziu apenas efeitos colaterais leves, como febre, fadiga, dor de cabeça e dores musculares. 

"Esses resultados representam um marco importante. O estudo demonstra que uma dose única da nova vacina produz anticorpos e células T específicas para o vírus em 14 dias, tornando-a um candidato potencial para investigação futura", disse Wei Chen, autor do estudo e professor do Instituto de Biotecnologia de Pequim.