Saúde

Clínica da Qualirede é a primeira do país certificada com padrão da ANS

Estabelecimentos foram certificados por padrão deEntidade Acreditadora

[Clínica da Qualirede é a primeira do país certificada com padrão da ANS]
Foto : Divulgação

Por Metro1 no dia 03 de Junho de 2020 ⋅ 19:17

Em 1º de junho, duas clínicas de Atenção Primária à Saúde (APS) de Uberlândia tornaram-se as primeiras do país oficialmente reconhecidas por seguirem o padrão de qualidade alinhado ao estabelecido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). As clínicas, que são estruturadas e administradas pela especialista em gestão de saúde Qualirede, preencheram nada menos do que 100% dos requisitos exigidos para a certificação.

Essa certificação tem como base o Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção Primária à Saúde - PCBP, instituído pela ANS em 13 de dezembro de 2018, por meio da Resolução Normativa nº 440. Seu objetivo é estimular melhorias na saúde suplementar no que diz respeito, principalmente, ao acesso à rede prestadora de serviços, à qualidade da atenção à saúde, e à experiência do beneficiário.

Alcançada com honra ao mérito pelas clínicas situadas nos bairros do Granado e Jardim Europa da cidade mineira, esta certificação foi conduzida pela A4Quality, Entidade Acreditadora pioneira na acreditação de Operadoras de Planos de Saúde e a primeira empresa homologada pela ANS para atuar no Programa de Certificação de Boas Práticas em Atenção à Saúde.

“Estamos muito felizes com o reconhecimento desse trabalho tão importante que tem sido desempenhado com maestria nas nossas Clínicas de APS. A ideia sempre foi proporcionar um cuidado centrado na pessoa, pautado na qualidade, na adequada navegação, na coordenação do cuidado e na confiança, operacionalizado por equipes multidisciplinares de alta qualidade”, explica André Machado, Diretor da Qualirede.

No total, a Qualirede administra 7 clínicas que atendem mais de 38 mil vidas com modelo de pagamento por capitation e com entrega de valor em saúde (VBHC). “Temos uma média de 90% de casos resolvidos em nossas Clínicas. Isso significa que o cuidado integral está sendo aplicado e a grande maioria dos beneficiários saem com sua demanda atendida, seja em uma busca espontânea ou em um agendamento, muitas vezes feito pela própria equipe no processo de engajamento na linha de cuidado”, completa Machado.

O executivo conta também que o nível de satisfação dos beneficiários das Clínicas de APS, medido pelo NPS (Net Promoter Score), é de 84 pontos, isso significa que os serviços estão na zona de excelência.

Telemedicina

Tanto as Clínicas de Uberlândia quanto as demais, contam com a telemedicina desde a liberação concedida pelo Ministério da Saúde durante a pandemia do coronavírus. Antes disso, já ofereciam outros tipos de atendimentos à distância, como a interconsulta, tecnologia que consiste na conexão entre médicos, acompanhados ou não de seus pacientes, para ampliar a resolutividade dos serviços e poupar pessoas de deslocamentos, além de robusta teleorientação.

A telemedicina também trabalha com a coordenação do cuidado. As pessoas atendidas ficam com seus registros em prontuário eletrônico e, a partir de alertas do sistema, tem seus cuidados verificados pela equipe que, de forma ativa, as buscam para conhecer todas suas necessidades em saúde e identificar, a partir das linhas de cuidado, quais serviços e/ou especialidades necessitam e, organizadamente, trabalham na navegação do cuidado atentando para a que os tempos sejam adequados à singularidade de cada caso.

Notícias relacionadas

[Ivermectina está entre drogas mais testadas contra Covid-19]
Saúde

Ivermectina está entre drogas mais testadas contra Covid-19

Por Luciana Freire no dia 14 de Julho de 2020 ⋅ 18:00 em Saúde

No Brasil pesquisas com ivermectina com pacientes de coronavírus foram registradas entre final de junho e início de julho após declarações do presidente Jair Bolsonaro